segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Empreender: montanha russa de alegria e medo


"Você vai sempre estar cheia de lágrima e migalhas?" (...) " Eu choro pela embriaguez da vida. E talvez, só um pouquinho, pela rapidez com que ela passa." (Marlena di Blasi)

Eu, Louise, pelas duas coisas! Tivemos um 2017 intrépido! Uma montanha russa de acontecimentos negativos sem fim, inclusive na QUIXOTE: mudamos por duas vezes o foco dos negócios. Voltamos com força total à assessoria e consultoria, vendemos nossa carta de clientes de nossos marmitex saudáveis, e agora apostamos, de mansinho em novo mercado, a já conhecida linha de ensino- batizei de EDUCQUIXOTE Cursos Profissionalizantes e Cursos Livres.

E vou encarando mais uma viagem titânica, empreender neste Brasil de crises sem fim. Uma que vai e outra que vem! "Eterna montanha russa de alegria e medo." (Marlena di Blasi)

 Voltei aos testes de receitas para cursos, procura por combinações diferentes e simples ao mesmo tempo. Para Marlena,"comida vai muito além de metáforas de amor, do sentimento de comunicação". Eu ouso dizer que cozinhar é um algo divinal, eterna busca pelo perfeito, uma forma suave de alegria e aprendizado, procura e encontro.

Nesta viagem alada, perco o chão, muitas vezes, a ponto de não avistar o caminho proposto! Usando vento e tempestade para me defenderem do tempo cruel que se esvai. Sendo, porém, forma pouco nobre de autodefesa.

Traçou o foco? Planejou? Vai com fé, o "não" já tens. Refaça os planos se preciso for, ouça teu cliente. Estude. Observe. Agradeça. Colha feedbacks de possíveis novos clientes. Pois, como, lucidamente perguntou meu irmão outro dia: "tu achas que só houve um Steve Jobs na história?" Ele se referia á genialidade, não ao nome. E é claro que houveram muitos.

Momentos de breu chegarão, mas a luz sempre retorna! A solidão também tem seu papel, dará as caras. Busque ajuda. Peça orientação. Não receie trocar de papéis: hora fada de luz, hora criança perdida. E siga no sentido pontilhado que traçaste, mesmo que curvas precisem ser realizadas.

Sucesso e grande abraço!


sábado, 24 de dezembro de 2016

Arrogância?? Tão errada assim?? E aí, diga-me você!


Sempre ouço e leio o termo ARROGANTE como pejorativo!!! Será isto mesmo? Ou o caso de avaliar e observar que cada caso é um, em especial, e que que cada história (de consumo, compra, tensão, desavença, questionamento, ou sei lá o que o for) tem duas, três, ou até quatro nuances??? Jogar pedras e ser sarcástico é muito fácil!! Fazer piada, sem calçar a sandália alheia é ótimo!! Pimenta nos olhos dos outros é um colírio maravilhoso!!! Criticar só por esporte é facinho!







*Vamos a definições:

arrogância
substantivo feminino
  1. 1.
    ato ou efeito de arrogar(-se), de atribuir a si direito, poder ou privilégio.
  2. 2.
    p.ext. qualidade ou caráter de quem, por suposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros; orgulho ostensivo, altivez. (fonte: https://www.google.com.br/#q=arrogancia)


humildade
substantivo feminino
  1. 1.
    qualidade de humilde.
  2. 2.
    virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade. (fonte: https://www.google.com.br/#q=humildade)

subserviência
substantivo feminino
  1. 1.
    sujeição servil à vontade alheia, submissão voluntária a alguém ou a alguma coisa; servilismo.

    "a s. diminui e avilta o homem"
  2. 2.
    ato ou efeito de bajular; adulação, bajulação. (fonte: https://www.google.com.br/#q=subservi%C3%AAncia)

questionar
qu,qü/
verbo
  1. 1.
    transitivo direto
    pôr em questão; fazer objeção a; controverter, rebater.

    "q. a autoridade dos pais"
  2. 2.
    transitivo direto
    dizer como resposta; replicar, responder, retorquir. (fonte: https://www.google.com.br/#q=QUESSTIONAR)

    "sorrindo, questionou-lhe a falsa afirmativa" (

Serias tu subserviente e nada arrogante, sabendo que estás certo somente para agradar? Não questionarias se tivesses certeza que estás correto? Serias tu, capaz de grande humildade, mesmo sabendo que deste teu melhor e o que apresentaste é ótimo?? E mesmo assim enxovalham teu nome, tua vida, tua história??? Pisam no que construíste há décadas, como se fosse nada??
Afinal, quem é o arrogante nesta situação: o atacante ou o atacado???
Pense consigo e luz no caminho! Para a frente é que se anda.

Grande abraço,
Louise Lopes Weber.
Nutricionista, coach, gastrônoma, palestrante, sonhadora, CEO QUIXOTE, professora, empresária, empreendedora, apaixonada pela vida e pelo ser humano

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Alimentar e nutrir são um ato de amor


Fiquei dias a pensar em como iniciaria este texto, o fio da meada! Aí, ontem, pensei em minha mãe, minha fortaleza, e de como se esforçava para atender a alimentação dos 5 filhos que teve- um comia bife com mel, outro comia pastel de carne com açúcar, pode?! Porém, todos ávidos consumidores de frutas. Lembrei do caldo de beterraba com arroz e feijão; da abóbora esmagada com carne moída, arroz e feijão; do chuchu do quintal refogado com carne moída (que no RS chamamos de “guisado”); das fritadas de ovos com espinafre “por causa do Ferro”; e algo que me marcou muito, um bombom Sonho de Valsa que, ganhou de aluno, e partiu em 6 pedaços: para os filhos e o esposo, ela não comeu! E, até hoje, uma de suas formas de dar amor é fazer preparações que gostamos, quando vamos visitá-la!
É daí que vem esta minha ligação amorosa com os alimentos, com a alquimia que se desenvolve com eles, com os aromas, com a mistura das cores e sabores, a paixão pelo agridoce! E a vontade imensa de instigar isto nos outros! Especialmente nas crianças, já que estão formando seus hábitos! Plantar a curiosidade pelo novo, pela degustação, pela forma e beleza do aroma, das cores dos vegetais e cereais, das especiarias. De forma que sejam vetores e levem isto para o cerne familiar também- o hábito de provar o novo e inserir mais vegetais e cereais integrais na dieta cotidiana.
Comento, agora, sobre do meu trabalho em escola. Aliado a este amor pelos sabores, somo o conteúdo técnico, a composição de nutrientes em cada alimento trabalhado e suas funções no organismo! Num primeiro momento tem aula teórica, (uso muito pouco recurso) conto histórias dramatizando o uso do alimento que for trabalhar e a moçadinha vibra. Segundo momento, aula prática: degustação de frutas, sucos ou mão na massa mesmo, se for receita! E assim sigo há 14 anos numa escola da rede privada de Curitiba, onde não me sinto trabalhando e, sim, despertando, plantando sementes, partilha e afeto!
E deste trabalho nasceu o PROJETO QUIXOTE KIDS MÃO NA MASSA, uma oficina gastronômica para crianças e adolescentes que realizamos esporadicamente no nosso espaço gourmet no CENTRO DE QUALIDADE DE VIDA E NEGÓCIOS DA QUIXOTE.
Afinal, preparar, servir e dividir uma refeição ao redor de uma mesa, é, indubitavelmente, um ato de amor e partilha!

Grande abraço,
Louise Lopes Weber.
Nutricionista, CEO da QUIXOTE, Consultora, Palestrante, Sonhadora, Empreendedora







quarta-feira, 15 de junho de 2016

CRISE, CRISE. O PAÍS SANGRA, TODOS JÁ SABEMOS


Tempos difíceis o que vivemos. Desemprego, queda de vendas, contratos de serviços sendo cancelados. Filas quilométricas na Agência do Trabalhador. Mas não posso aceitar que todos reclamem e não se mexam. Há um forte tendência de que o quadro piore ainda antes de melhorar.

Mas ficar sentado no sofá reclamando ou no trabalho fazendo o mesmo, adianta?? Não é dado o momento de investir em leitura, busca, cursos que possam abrir teu horizonte e mudar a forma de olhar? Outro dia ouvi "não há crise que resista à muito trabalho". Então trabalhe com afinco, crie algum diferencial para atrair clientes, seja para serviço ou produto.

Vá atrás, crie novas frentes e negócios, não se permita afundar num buraco negro onde ele mesmo some com toda energia investida no mesmo.Vá atrás meu amigo, esqueça o chopinho da quinta e vá numa feira onde possa conhecer pessoas. Abra mão de acordar tarde em algum sábado e vá estudar. Como escreveu Shinyashiki "à noite é que as empresas são construídas".

A palavra oportunidade vem de um vento, que os romanos, na Antiguidade, apreciavam. Ele levava os navios em direção ao porto, e chamava ob portus, vento oportuno. Então meu amigo, cave a tua oportunidade.Até porque "acomodar é perecer (M.S. Cortella).

Então vamos lá, "sonhar é preciso, e fazer é neCessário "(Louise Lopes Weber).

Boa quarta!
Abraço,
Louise Lopes Weber
CEO QUIXOTE



quinta-feira, 2 de junho de 2016

O DIFERENTE: DE PATO FEIO A CISNE


Ontem, após uma grupo de reflexão, saí com 2 perguntas martelando a cachola... como aceitar o diferente e como se aceitar se for diferente do parâmetro habitual e social?

São duas coisas bem difíceis de serem feitas! Aceitar e apreciar o que é diferente, do que se considera "normal", sem criticar, com superioridade e propriedade, é praticamente impossível a qualquer mortal. Sempre temos algo a acrescentar, algo que cremos que deva ser dito e vai somar.

Aí lembrei de uma pergunta que minha irmã me fez outro dia: "PORQUE TU ACHAS QUE TUA OPINIÃO FARÁ DIFERENÇA? PORQUE ACHAS QUE DEVAS SER OUVIDA"? Naquele caso era bem isto, ninguém pediu minha opinião e dei. Quem sou eu para ter metido meu bedelho?

Resolvi olhar para mim, e pensei nos tantos anos que tentei agradar, mas não a mim. Sempre fui diferente e não aceitava este legado. Sofri e devo ter feito sofrer muita gente. Queria entrar numa gaveta onde eu não cabia, mas ainda assim, tentei por décadas. Até que perto dos 40 tirei do meu sobrenome O SOU DIFERENTE.

Foi um processo longo e por vezes duro, nesta busca descobri o cisne. Encontrei e aceitei minha missão de vida, e o que sou! Aceitei as limitações e que o mundo não vai andar mais rápido porque eu ajo e raciocino de forma sagaz. Isto foi o máximo!

Fundei então a QUIXOTE, uma empresa de consultoria meio fora dos padrões, minha equipe é alegre e não leva peso para os clientes, nossos cursos não são
em salas de hotéis e têm muita atividade para o despertar de cada um. Afinal, a minha missão é distribuir amor, a da QUIXOTE é instigar e vender sonhos!

Um grande abraço e ótima quinta à noite
Louise Lopes Weber.
CEO QUIXOTE

Dedico este texto a Tatiane Reliquias, minha guia, minha mentora, alguém que busca o que há de melhor em mim e instiga com que eu aceite e ame o que sou.