sábado, 24 de dezembro de 2016

Arrogância?? Tão errada assim?? E aí, diga-me você!


Sempre ouço e leio o termo ARROGANTE como pejorativo!!! Será isto mesmo? Ou o caso de avaliar e observar que cada caso é um, em especial, e que que cada história (de consumo, compra, tensão, desavença, questionamento, ou sei lá o que o for) tem duas, três, ou até quatro nuances??? Jogar pedras e ser sarcástico é muito fácil!! Fazer piada, sem calçar a sandália alheia é ótimo!! Pimenta nos olhos dos outros é um colírio maravilhoso!!! Criticar só por esporte é facinho!







*Vamos a definições:

arrogância
substantivo feminino
  1. 1.
    ato ou efeito de arrogar(-se), de atribuir a si direito, poder ou privilégio.
  2. 2.
    p.ext. qualidade ou caráter de quem, por suposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros; orgulho ostensivo, altivez. (fonte: https://www.google.com.br/#q=arrogancia)


humildade
substantivo feminino
  1. 1.
    qualidade de humilde.
  2. 2.
    virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade. (fonte: https://www.google.com.br/#q=humildade)

subserviência
substantivo feminino
  1. 1.
    sujeição servil à vontade alheia, submissão voluntária a alguém ou a alguma coisa; servilismo.

    "a s. diminui e avilta o homem"
  2. 2.
    ato ou efeito de bajular; adulação, bajulação. (fonte: https://www.google.com.br/#q=subservi%C3%AAncia)

questionar
qu,qü/
verbo
  1. 1.
    transitivo direto
    pôr em questão; fazer objeção a; controverter, rebater.

    "q. a autoridade dos pais"
  2. 2.
    transitivo direto
    dizer como resposta; replicar, responder, retorquir. (fonte: https://www.google.com.br/#q=QUESSTIONAR)

    "sorrindo, questionou-lhe a falsa afirmativa" (

Serias tu subserviente e nada arrogante, sabendo que estás certo somente para agradar? Não questionarias se tivesses certeza que estás correto? Serias tu, capaz de grande humildade, mesmo sabendo que deste teu melhor e o que apresentaste é ótimo?? E mesmo assim enxovalham teu nome, tua vida, tua história??? Pisam no que construíste há décadas, como se fosse nada??
Afinal, quem é o arrogante nesta situação: o atacante ou o atacado???
Pense consigo e luz no caminho! Para a frente é que se anda.

Grande abraço,
Louise Lopes Weber.
Nutricionista, coach, gastrônoma, palestrante, sonhadora, CEO QUIXOTE, professora, empresária, empreendedora, apaixonada pela vida e pelo ser humano

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Alimentar e nutrir são um ato de amor


Fiquei dias a pensar em como iniciaria este texto, o fio da meada! Aí, ontem, pensei em minha mãe, minha fortaleza, e de como se esforçava para atender a alimentação dos 5 filhos que teve- um comia bife com mel, outro comia pastel de carne com açúcar, pode?! Porém, todos ávidos consumidores de frutas. Lembrei do caldo de beterraba com arroz e feijão; da abóbora esmagada com carne moída, arroz e feijão; do chuchu do quintal refogado com carne moída (que no RS chamamos de “guisado”); das fritadas de ovos com espinafre “por causa do Ferro”; e algo que me marcou muito, um bombom Sonho de Valsa que, ganhou de aluno, e partiu em 6 pedaços: para os filhos e o esposo, ela não comeu! E, até hoje, uma de suas formas de dar amor é fazer preparações que gostamos, quando vamos visitá-la!
É daí que vem esta minha ligação amorosa com os alimentos, com a alquimia que se desenvolve com eles, com os aromas, com a mistura das cores e sabores, a paixão pelo agridoce! E a vontade imensa de instigar isto nos outros! Especialmente nas crianças, já que estão formando seus hábitos! Plantar a curiosidade pelo novo, pela degustação, pela forma e beleza do aroma, das cores dos vegetais e cereais, das especiarias. De forma que sejam vetores e levem isto para o cerne familiar também- o hábito de provar o novo e inserir mais vegetais e cereais integrais na dieta cotidiana.
Comento, agora, sobre do meu trabalho em escola. Aliado a este amor pelos sabores, somo o conteúdo técnico, a composição de nutrientes em cada alimento trabalhado e suas funções no organismo! Num primeiro momento tem aula teórica, (uso muito pouco recurso) conto histórias dramatizando o uso do alimento que for trabalhar e a moçadinha vibra. Segundo momento, aula prática: degustação de frutas, sucos ou mão na massa mesmo, se for receita! E assim sigo há 14 anos numa escola da rede privada de Curitiba, onde não me sinto trabalhando e, sim, despertando, plantando sementes, partilha e afeto!
E deste trabalho nasceu o PROJETO QUIXOTE KIDS MÃO NA MASSA, uma oficina gastronômica para crianças e adolescentes que realizamos esporadicamente no nosso espaço gourmet no CENTRO DE QUALIDADE DE VIDA E NEGÓCIOS DA QUIXOTE.
Afinal, preparar, servir e dividir uma refeição ao redor de uma mesa, é, indubitavelmente, um ato de amor e partilha!

Grande abraço,
Louise Lopes Weber.
Nutricionista, CEO da QUIXOTE, Consultora, Palestrante, Sonhadora, Empreendedora







quarta-feira, 15 de junho de 2016

CRISE, CRISE. O PAÍS SANGRA, TODOS JÁ SABEMOS


Tempos difíceis o que vivemos. Desemprego, queda de vendas, contratos de serviços sendo cancelados. Filas quilométricas na Agência do Trabalhador. Mas não posso aceitar que todos reclamem e não se mexam. Há um forte tendência de que o quadro piore ainda antes de melhorar.

Mas ficar sentado no sofá reclamando ou no trabalho fazendo o mesmo, adianta?? Não é dado o momento de investir em leitura, busca, cursos que possam abrir teu horizonte e mudar a forma de olhar? Outro dia ouvi "não há crise que resista à muito trabalho". Então trabalhe com afinco, crie algum diferencial para atrair clientes, seja para serviço ou produto.

Vá atrás, crie novas frentes e negócios, não se permita afundar num buraco negro onde ele mesmo some com toda energia investida no mesmo.Vá atrás meu amigo, esqueça o chopinho da quinta e vá numa feira onde possa conhecer pessoas. Abra mão de acordar tarde em algum sábado e vá estudar. Como escreveu Shinyashiki "à noite é que as empresas são construídas".

A palavra oportunidade vem de um vento, que os romanos, na Antiguidade, apreciavam. Ele levava os navios em direção ao porto, e chamava ob portus, vento oportuno. Então meu amigo, cave a tua oportunidade.Até porque "acomodar é perecer (M.S. Cortella).

Então vamos lá, "sonhar é preciso, e fazer é neCessário "(Louise Lopes Weber).

Boa quarta!
Abraço,
Louise Lopes Weber
CEO QUIXOTE



quinta-feira, 2 de junho de 2016

O DIFERENTE: DE PATO FEIO A CISNE


Ontem, após uma grupo de reflexão, saí com 2 perguntas martelando a cachola... como aceitar o diferente e como se aceitar se for diferente do parâmetro habitual e social?

São duas coisas bem difíceis de serem feitas! Aceitar e apreciar o que é diferente, do que se considera "normal", sem criticar, com superioridade e propriedade, é praticamente impossível a qualquer mortal. Sempre temos algo a acrescentar, algo que cremos que deva ser dito e vai somar.

Aí lembrei de uma pergunta que minha irmã me fez outro dia: "PORQUE TU ACHAS QUE TUA OPINIÃO FARÁ DIFERENÇA? PORQUE ACHAS QUE DEVAS SER OUVIDA"? Naquele caso era bem isto, ninguém pediu minha opinião e dei. Quem sou eu para ter metido meu bedelho?

Resolvi olhar para mim, e pensei nos tantos anos que tentei agradar, mas não a mim. Sempre fui diferente e não aceitava este legado. Sofri e devo ter feito sofrer muita gente. Queria entrar numa gaveta onde eu não cabia, mas ainda assim, tentei por décadas. Até que perto dos 40 tirei do meu sobrenome O SOU DIFERENTE.

Foi um processo longo e por vezes duro, nesta busca descobri o cisne. Encontrei e aceitei minha missão de vida, e o que sou! Aceitei as limitações e que o mundo não vai andar mais rápido porque eu ajo e raciocino de forma sagaz. Isto foi o máximo!

Fundei então a QUIXOTE, uma empresa de consultoria meio fora dos padrões, minha equipe é alegre e não leva peso para os clientes, nossos cursos não são
em salas de hotéis e têm muita atividade para o despertar de cada um. Afinal, a minha missão é distribuir amor, a da QUIXOTE é instigar e vender sonhos!

Um grande abraço e ótima quinta à noite
Louise Lopes Weber.
CEO QUIXOTE

Dedico este texto a Tatiane Reliquias, minha guia, minha mentora, alguém que busca o que há de melhor em mim e instiga com que eu aceite e ame o que sou.

domingo, 17 de abril de 2016

O QUE É ARROGÂNCIA E EFEITO ESPELHO


TALVEZ SEJA UMA BOA LER AQUI, ANTES DE TAXAR ALGUÉM DE ARROGANTE, METIDO, BURRO, LERDO E OUTRO ATRIBUTOS.
Bom domingo!!!


"arrogância
substantivo feminino
  1. 1.
    ato ou efeito de arrogar(-se), de atribuir a si direito, poder ou privilégio.
  2. 2.
    p.ext. qualidade ou caráter de quem, por suposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros; orgulho ostensivo, altivez."




O efeito espelho


A vida vai sempre nos oferecendo meios de informação e de reflexão sobre o que se passa conosco até que todas as possibilidades se esgotem. A cada instante o nosso meio ambiente nos envia  essas  mensagens  que  nos  fornecem  constantemente  informações corretas e profundas. Esse primeiro nível de mensagens mandadas pela vida para  nos  ajudar  a  compreender  quem  somos  e  o  que  temos  de  viver  se chama  “o  efeito  espelho”. Na verdade,  a  vida busca  apoio  em  numerosos suportes, a fim de se comunicar conosco e nos guiar, e cabe somente a nós escutá-la. Observando  o  que  se  passa  ao  redor  de  nós  e  o  que  os  outros representam  no  nosso  meio  biológico,  contamos  com  um  campo inesgotável  de  compreensão  a  respeito  de  nós  mesmos.  É  nessa compreensão da vida que se insere esse “efeito espelho”, sobre o qual Carl Gustav  Jung  dizia:  “Percebemos  nos  outros  as  outras mil  facetas  de  nós mesmos.”
O  que  é,  pois,  esse  efeito  espelho?  Trata-se  de  um  dos  conceitos filosóficos mais difíceis de aceitar durante a minha busca pessoal.
Na verdade,  significa que  tudo aquilo que vemos nos outros é apenas um reflexo de nós mesmos. Quando algo nos agrada em alguém, geralmente se trata de uma  parte de  nós mesmos  na qual não ousamos  acreditar  ou que
não  ousamos  exprimir.  Até  então,  o  princípio  é  aceitável.  Vamos  mais longe. Quando não suportamos algo no outro, isso quer dizer que se trata de uma  polaridade  que  também  nos  pertence,  mas  que  não  suportamos.
Recusamo-nos a vê-la, a aceitá-la, e não podemos tolerá-la no outro porque ela  nos  remete  a  nós mesmos.  É  isso  que  se  toma muito mais  difícil  de admitir.  Reflitamos,  no  entanto,  sinceramente  a  esse  respeito.  Qual  é  a
única parte do nosso corpo que jamais poderemos ver com nossos próprios olhos, mesmo sendo o melhor contorcionista do mundo? Trata-se do nosso rosto! Ora, o que  representa  esse  rosto, para que  serve? Representa nossa identidade  e,  aliás,  é  a  sua  foto  que  está  colocada  nas  cédulas  ditas  de identidade. A única maneira que encontramos para ver o nosso  rosto seria olhá-lo no espelho. Vemos, então, o nosso  reflexo, a  imagem que ele nos
devolve. 
FONTE: https://meumelhormododeser.com.br/2010/06/04/o-efeito-espelho/

sábado, 5 de março de 2016

O QUE É SER NUTRICIONISTA??


Há dias esta questão me assola a cabeça. Afinal, o que é ser um profissional de área de nutrição? Alguém que prescreve dietas? Alguém que cria cardápios e calcula calorias? Um criador de rotulagens? Um responsável técnico de restaurantes ou casas de repouso? Alguém que desenvolve atividades de educação nutricional em escolas, consultórios ou grupos de emagrecimento? Um profissional que ministra treinamentos? Um professor que dá suas aulas e forma futuras gerações de nutricionistas?

Somos muito mais que isto, gente! Somos agentes de mudança! Somos profissionais multifuncionais, podemos atuar em muitas áreas e em cada uma delas fazer a diferença. Devemos encarar isto como missão, porque é uma das nossas, tentar mudar e implantar culturas.

Podemos sim, unir equipes, estimulá-las e deixar claro o ganho em fazer o que é correto. E mostrar que dá para ser feliz! Sei que parece floreio e utópico o que escrevo, mas pode ser feito. É trabalho de formiga, mas dá certo. E quando não dá certo, você já se perguntou o porque não deu certo?? Será que fui clara com o público, será que usei a metodologia correta, será que não era só um pouquinho de atenção que queriam??

Não acho que sozinhas mudaremos o mundo, mas se esta ideia for aderida pelos profissionais da área e tentativas, e novas tentativa, e talvez de novo, forem realizadas, tenho certeza que muito pode ser construído. Somos muitas e muitos num mercado carente de oportunidades e conhecimento, num Brasil que precisa de mais orientação.

Creio muito nisto, então plantemos sementes! Olhemos com novos olhos! Arrisquem. Tentem. Arregacem a manga e tenham a coragem de tentar!

Abraço,
Louise Lopes Weber