quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

A PROFISSÃO DO FUTURO: NUTRIÇÃO


A profissão do futuro

Desde a graduação ouvia que a NUTRIÇÃO era a profissão do futuro. Ainda hoje ouço isto. Será mesmo? O que é o futuro? O que é profissão do futuro?

Todas as profissões podem ser de futuro! Desde que sejam reinventadas,que se criem diferenciais, que se acredite no que se está desenvolvendo, que se tenha um ideal concreto por detrás da atividade profissional executada.
Tudo se baseia no quanto tu te dedicas, no quão excelente é teu serviço ou produto, nas relações que crias, no valor agregado ao que entregas, na imagem atrelada a ti e teu serviço/produto. No quanto ouves teu cliente ou paciente. Estes detalhes importantíssimos não se fazem por toque de mágica.

 Como saliento sempre: muitas pedras, perdas, ganhos, acertos, erros, farão parte do processo.
No meu caso, não é porque sou nutricionista que deixei de aprender “n” coisas de outras áreas de formação: marketing, coaching, empreendedorismo, gestão de projetos, gastronomia, enologia, massoterapia, estética, cosmetologia, arte... Palestro, dou aulas, escrevo, reformo móveis, cozinho, crio receitas, erro e erro de novo, pinto paredes, sofro de insônia (rsrsr). E ainda pretendo ser uma profissional de futuro.

O futuro é construído hoje, quando tu deixas de ir a algum churrasco para escrever um texto para uma palestra. Quando deixa a vida social um pouco, ou muito de lado, para estudar para o MBA. Quando meses a fio coleta dados para montar um projeto de mestrado ou doutorado, ou para lançar uma empresa.

A meus olhos, só desta forma conseguiremos ser a “profissão do futuro”, seja qual for tua área de atuação.

Forte abraço e que venha nosso futuro!
Louise Lopes Weber





quinta-feira, 23 de novembro de 2017

DE REPENTE 40


Não tem o filme “De repente 30”?! Então, não vida real também tem o DE REPENTE 40. E nem te dás conta como os sentimentos vão serenando... o desejo pelo fake da balada diminui, o “se preservar” para a vir em primeiro lugar, a busca por paz simplesmente se torna um objetivo mor: mais sorrisos e menos atritos, mais ouvir que falar, uma hegemonia pressuposta por bondade e humildade, uma valorização liberta e tênue de respeito ao outro, um grande questionamento sobre que legado queres deixar nesta vida.
Para alguns, ou para muitos, tudo isto pode chegar aos vinte e poucos ou trinta e tantos. A mim, chegou aos 40. Achei que “piraria” ao entrar nos “enta”, afinal, deles não devo sair! Mas veio de forma tão sublime que
nem percebi. Dei-me conta ao me observar, a pressa diminuiu e meu olhar sobre as coisas apurou.
Continuo a mesma entusiasta, sonhadora, eterna iniciante. Alguns medos apareceram, mas são normais, já não posso mais brincar de Polyana como aos 20 anos. Ainda monto e desmonto minha casa mais de uma vez ao ano. Ainda enjoo fácil de livros, comidas, cursos, roupas pouco clássicas. Olho no espelho e não tenho 40, mas a quarentona beija flor está aqui em mim com seu coração em descompasso.

A quarentona já caiu e levantou, já voou alto demais como Ícaro e se estatelou, já fez muito projeto dar certo, riu e chorou, apoiou e foi apoiada, tem poucos mas os melhores amigos, tem vários projetos na gaveta ainda para se tornarem reais, tem a melhor família, por vezes é fada em outras meio malévola.
 E é esta mesma que não perde a crença no ser humano e nem perde a crença na força dos sonhos que se vive acordado, fuça oportunidades diárias de gratidão e oportunidades de questionamentos para algum novo aprendizado!

Assim seja!! Semana de luz para todos!

Beijinho

Louise Lopes Weber.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Empreender: montanha russa de alegria e medo


"Você vai sempre estar cheia de lágrima e migalhas?" (...) " Eu choro pela embriaguez da vida. E talvez, só um pouquinho, pela rapidez com que ela passa." (Marlena di Blasi)

Eu, Louise, pelas duas coisas! Tivemos um 2017 intrépido! Uma montanha russa de acontecimentos negativos sem fim, inclusive na QUIXOTE: mudamos por duas vezes o foco dos negócios. Voltamos com força total à assessoria e consultoria, vendemos nossa carta de clientes de nossos marmitex saudáveis, e agora apostamos, de mansinho em novo mercado, a já conhecida linha de ensino- batizei de EDUCQUIXOTE Cursos Profissionalizantes e Cursos Livres.

E vou encarando mais uma viagem titânica, empreender neste Brasil de crises sem fim. Uma que vai e outra que vem! "Eterna montanha russa de alegria e medo." (Marlena di Blasi)

 Voltei aos testes de receitas para cursos, procura por combinações diferentes e simples ao mesmo tempo. Para Marlena,"comida vai muito além de metáforas de amor, do sentimento de comunicação". Eu ouso dizer que cozinhar é um algo divinal, eterna busca pelo perfeito, uma forma suave de alegria e aprendizado, procura e encontro.

Nesta viagem alada, perco o chão, muitas vezes, a ponto de não avistar o caminho proposto! Usando vento e tempestade para me defenderem do tempo cruel que se esvai. Sendo, porém, forma pouco nobre de autodefesa.

Traçou o foco? Planejou? Vai com fé, o "não" já tens. Refaça os planos se preciso for, ouça teu cliente. Estude. Observe. Agradeça. Colha feedbacks de possíveis novos clientes. Pois, como, lucidamente perguntou meu irmão outro dia: "tu achas que só houve um Steve Jobs na história?" Ele se referia á genialidade, não ao nome. E é claro que houveram muitos.

Momentos de breu chegarão, mas a luz sempre retorna! A solidão também tem seu papel, dará as caras. Busque ajuda. Peça orientação. Não receie trocar de papéis: hora fada de luz, hora criança perdida. E siga no sentido pontilhado que traçaste, mesmo que curvas precisem ser realizadas.

Sucesso e grande abraço!


sábado, 24 de dezembro de 2016

Arrogância?? Tão errada assim?? E aí, diga-me você!


Sempre ouço e leio o termo ARROGANTE como pejorativo!!! Será isto mesmo? Ou o caso de avaliar e observar que cada caso é um, em especial, e que que cada história (de consumo, compra, tensão, desavença, questionamento, ou sei lá o que o for) tem duas, três, ou até quatro nuances??? Jogar pedras e ser sarcástico é muito fácil!! Fazer piada, sem calçar a sandália alheia é ótimo!! Pimenta nos olhos dos outros é um colírio maravilhoso!!! Criticar só por esporte é facinho!







*Vamos a definições:

arrogância
substantivo feminino
  1. 1.
    ato ou efeito de arrogar(-se), de atribuir a si direito, poder ou privilégio.
  2. 2.
    p.ext. qualidade ou caráter de quem, por suposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros; orgulho ostensivo, altivez. (fonte: https://www.google.com.br/#q=arrogancia)


humildade
substantivo feminino
  1. 1.
    qualidade de humilde.
  2. 2.
    virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade. (fonte: https://www.google.com.br/#q=humildade)

subserviência
substantivo feminino
  1. 1.
    sujeição servil à vontade alheia, submissão voluntária a alguém ou a alguma coisa; servilismo.

    "a s. diminui e avilta o homem"
  2. 2.
    ato ou efeito de bajular; adulação, bajulação. (fonte: https://www.google.com.br/#q=subservi%C3%AAncia)

questionar
qu,qü/
verbo
  1. 1.
    transitivo direto
    pôr em questão; fazer objeção a; controverter, rebater.

    "q. a autoridade dos pais"
  2. 2.
    transitivo direto
    dizer como resposta; replicar, responder, retorquir. (fonte: https://www.google.com.br/#q=QUESSTIONAR)

    "sorrindo, questionou-lhe a falsa afirmativa" (

Serias tu subserviente e nada arrogante, sabendo que estás certo somente para agradar? Não questionarias se tivesses certeza que estás correto? Serias tu, capaz de grande humildade, mesmo sabendo que deste teu melhor e o que apresentaste é ótimo?? E mesmo assim enxovalham teu nome, tua vida, tua história??? Pisam no que construíste há décadas, como se fosse nada??
Afinal, quem é o arrogante nesta situação: o atacante ou o atacado???
Pense consigo e luz no caminho! Para a frente é que se anda.

Grande abraço,
Louise Lopes Weber.
Nutricionista, coach, gastrônoma, palestrante, sonhadora, CEO QUIXOTE, professora, empresária, empreendedora, apaixonada pela vida e pelo ser humano

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Alimentar e nutrir são um ato de amor


Fiquei dias a pensar em como iniciaria este texto, o fio da meada! Aí, ontem, pensei em minha mãe, minha fortaleza, e de como se esforçava para atender a alimentação dos 5 filhos que teve- um comia bife com mel, outro comia pastel de carne com açúcar, pode?! Porém, todos ávidos consumidores de frutas. Lembrei do caldo de beterraba com arroz e feijão; da abóbora esmagada com carne moída, arroz e feijão; do chuchu do quintal refogado com carne moída (que no RS chamamos de “guisado”); das fritadas de ovos com espinafre “por causa do Ferro”; e algo que me marcou muito, um bombom Sonho de Valsa que, ganhou de aluno, e partiu em 6 pedaços: para os filhos e o esposo, ela não comeu! E, até hoje, uma de suas formas de dar amor é fazer preparações que gostamos, quando vamos visitá-la!
É daí que vem esta minha ligação amorosa com os alimentos, com a alquimia que se desenvolve com eles, com os aromas, com a mistura das cores e sabores, a paixão pelo agridoce! E a vontade imensa de instigar isto nos outros! Especialmente nas crianças, já que estão formando seus hábitos! Plantar a curiosidade pelo novo, pela degustação, pela forma e beleza do aroma, das cores dos vegetais e cereais, das especiarias. De forma que sejam vetores e levem isto para o cerne familiar também- o hábito de provar o novo e inserir mais vegetais e cereais integrais na dieta cotidiana.
Comento, agora, sobre do meu trabalho em escola. Aliado a este amor pelos sabores, somo o conteúdo técnico, a composição de nutrientes em cada alimento trabalhado e suas funções no organismo! Num primeiro momento tem aula teórica, (uso muito pouco recurso) conto histórias dramatizando o uso do alimento que for trabalhar e a moçadinha vibra. Segundo momento, aula prática: degustação de frutas, sucos ou mão na massa mesmo, se for receita! E assim sigo há 14 anos numa escola da rede privada de Curitiba, onde não me sinto trabalhando e, sim, despertando, plantando sementes, partilha e afeto!
E deste trabalho nasceu o PROJETO QUIXOTE KIDS MÃO NA MASSA, uma oficina gastronômica para crianças e adolescentes que realizamos esporadicamente no nosso espaço gourmet no CENTRO DE QUALIDADE DE VIDA E NEGÓCIOS DA QUIXOTE.
Afinal, preparar, servir e dividir uma refeição ao redor de uma mesa, é, indubitavelmente, um ato de amor e partilha!

Grande abraço,
Louise Lopes Weber.
Nutricionista, CEO da QUIXOTE, Consultora, Palestrante, Sonhadora, Empreendedora